Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Aborto até o terceiro mês de gestação

há 7 anos

Cinco médicos do Rio de Janeiro que haviam praticado aborto com o consentimento da gestante tiveram sua prisão preventiva revogada pela Primeira Turma do STF, que considerou a criminalização do aborto até o terceiro mês de gestação incompatível com direitos fundamentais previstos na Constituição.

A decisão, proferida em sede de Habeas Corpus, vale apenas para este caso, mas é a primeira vez que o Supremo trata do tema de maneira tão ampla, e certamente esse entendimento influenciará decisões pelo país.

Para o Ministro Luis Roberto Barroso, “em razão da não incidência do tipo penal imputado aos pacientes e corréus à interrupção involuntária da gestação realizada nos três primeiros meses, há dúvida fundada sobre a própria existência do crime, o que afasta a presença de pressuposto indispensável à decretação da prisão preventiva”.

Está em pauta para julgamento pelo STF ainda, para este ano, a possibilidade de aborto praticado por mulheres infestadas pelo vírus Zika, em sede de Ação direta de Inconstitucionalidade.

  • Publicações7
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações60
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aborto-ate-o-terceiro-mes-de-gestacao/490704790

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)