Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Pessoa Jurídica Pode Constituir Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

há 7 anos

O Departamento de Registro Empresarial e Integração, órgão ligado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, editou a Instrução Normativa nº 38/2017, que institui os Manuais de Registro de Empresário Individual, Sociedade Limitada, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, Cooperativas e Sociedade Anônima.

A principal novidade é que, agora, a EIRELI poder ser constituída por pessoa jurídica, nacional ou estrangeira. Essa possibilidade não era vedada por lei, mas como ela não era prevista expressamente nos manuais anteriores, o registro das empresas individuais por pessoa jurídica nas Juntas Comerciais era obtido somente mediante ordem judicial.

Para constituir uma EIRELI, a pessoa deve integralizar capital não inferior a 100 salários mínimos e, caso de trate de pessoa natural, ela somente poderá figurar em uma empresa dessa modalidade. Ela pode resultar também da concentração de quotas de outra modalidade societária em um único sócio, independentemente das razões que motivaram tal concentração.

  • Publicações7
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações461
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pessoa-juridica-pode-constituir-empresa-individual-de-responsabilidade-limitada-eireli/490701830

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)